SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO: ENTENDA

Ao longo de sua existência, a humanidade enfrentou inúmeras avarias, tanto de origem natural quanto aquelas geradas por si. Dentre estas, o fogo atua como sendo uma das principais causas de acidentes e infortúnios em ambientes domésticos e empresariais que nos acometem atualmente, por meio de incêndios. Com o surgimento de novas tecnologias, o ser humano foi capaz de combater e até mesmo prevenir incêndios, por meio de sistemas contra incêndio. É esse o tema que será abordado ao longo deste artigo. Confira!

Estrutura dos sistemas contra incêndios

Entende-se por sistemas contra incêndios, aqueles nos quais a prevenção e o combate ao fogo alastrado são tidos como seu principal objetivo. Um sistema contra incêndios bem estruturado é constituído por alguns fatores e itens essenciais. Acompanhe:

  1. Estudo de ambiente: seja um estabelecimento comercial, ou um prédio residencial, ter o conhecimento da planta do local para elaborar planos para casos emergenciais é fundamental. O estudo do ambiente auxilia na hora de definir o posicionamento de saídas de incêndio, bem como dos sistemas de detecção e combate a incêndios;
  2. Inspeção constante: esse processo serve para identificar áreas que ofereçam potencial risco durante uma situação de incêndio. Geralmente, as inspeções ocorrem mensalmente ou a cada quatro meses;
  3. Sistemas de detecção de fogo: esses sistemas atuam notificando as pessoas a respeito de um potencial incêndio. Os equipamentos que compõem esse tipo de sistema podem ser facilmente encontrados em diversos ambientes. Estes incluem: alavancas de emergência e detectores de fumaça;

A importância dos sistemas contra incêndios

Os sistemas contra incêndios são de extrema importância para diversos estabelecimentos (comerciais, públicos e residenciais). Eles atuam prevenindo e combatendo o fogo, proporcionando maior segurança e índices de sucesso durante situações onde há incêndios. É fundamental a correta manutenção desses sistemas, bem como a constante inspeção de equipamentos e a conscientização acerca do tema.

Credenciamento

Somos credenciados pelo corpo de bombeiros

Compromisso

Nós levamos a sério atender os padrões de qualidade exigido pelo corpo de bombeiros,  você pode consultar a qualquer momento o nosso certificado de credenciamento no site CBMDF sob o número 604. Para consultar o certificado em nosso site, basta clicar na imagem ao lado.

O certificado de Credenciamento emitido pelo corpo de bombeiros atesta a Izus para a atividade de elaborar projetos de incêndios, elétricos e hidráulicos conforme Norma Técnica 006/2000, Norma Técnica 19/1999 e Decreto 21361/2000-CBMDF e órgãos oficiais.

Perguntas frequentes

Quais acessórios são usados em um sistema contra incêndio?

Os tipos de acessórios e a quantidade podem variar dependendo do projeto e do tamanho do estabelecimento/condomínio. Quando é desenhado um projeto, é pensando na forma mais econômica e eficaz de implementação.

Os acessórios mais comuns são :detector de fumaça, placas sinalizadoras, alarme sonoro, chuveiros automáticos, luminárias de emergência e mangueira.

Quando utilizar o sistema com espuma?

A espuma é utilizada na maioria das vezes onde há líquidos inflamáveis, que provocam incêndios da categoria B. A aplicação necessita de ser realizada da forma mais suave possível e é necessário ser administrada, até então, contra um anteparo. Todos os estabelecimentos podem se beneficiar desse sistema, mas os principais são:

·   Aeroportos;
·   Áreas onde exista carregamento de combustível;
·   Armazéns de combustíveis;
·   Bacias de contenção;
·   Entre outros locais.
·   Hangares;
·   Indústrias químicas e petroquímicas;
·   Plataformas;
·   Refinarias;
·   Tanques que estoquem combustível.

Quanto custa um sistema contra incêndio?

O preço de um projeto e implementação de um sistema contra incêndio pode variar muito, pois depende do número de equipamentos utilizados (como placas, alarmes, mangueiras) e do tamanho do estabelecimento.

Para os clientes de Brasília, disponibilizamos avaliação através de uma visita técnica gratuita. O agendamento pode ser feito clicando aqui.

Faça nosso teste e descubra se o seu estabelecimento/condomínio está em risco em menos de 2 minutos!